sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vida + Saudável: O adoçante é a melhor opção?


O SLMC quis saber mais sobre o adoçante!

Já tem tempo que o adoçante deixou de ser um produto só para diabéticos, atualmente ele é muito consumido por pessoas com excesso de peso, obesas e até mesmo os indivíduos "magrinhos", que são induzidos a consumir pela propaganda de algo doce que não contém calorias. Apesar do adoçante ser considerado um produto seguro pelo Ministério da Saúde (Brasil) e também nos Estados Unidos, há muito o que se discutir sobre esse assunto.
O primeiro ponto é que os pesquisadores ainda não chegaram em um consenso sobre o uso de adoçantes e doenças como: linfomas, leucemia, Parkison, Alzheimer, câncer de bexiga e cérebro, autismo e o lupus sistêmico. Além disso, alguns estudos sugerem que o adoçante pode alterar a microbiota intestinal, causando desordens metabólicas e outros já acham que pode alterar o metabolismo de glicose e também levar ao ganho de peso. Isso mesmo, ao ganho de peso! A explicação seria que o corpo ao receber algo tão doce, se prepara para metabolizar uma alta quantidade de calorias, o que não acontece, assim ele se "desregula" e pede mais comida ou queima menos calorias!
Mas calma! Muitos estudos são realizados em animais e, como dito antes, ainda não se tem um consenso. Assim, até chegarem a um acordo, o ideal para quem usa adoçante, é utilizá-lo em poucas quantidades (o rótulo indica a quantidade recomendada), então nada de usar "jatos" de adoçante. E para quem consome em excesso bebidas light/zero, é importante ficar de olho, porque elas também contém uma alta quantidade de adoçantes e por esse motivo devem ser ingeridas com cautela!
O ideal é sempre o equilíbrio para se ter uma Vida + Saudável!

Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN:07101891

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...